Alfi Vivern
Esculpir é o ato de dar forma à matéria. Enquanto em obras produzidas de argila o artista molda a matéria com as mãos, nesta obra o artista traz a forma por meio do entalhe, desbastando a pedra e formando relevos que ativam nossa percepção.
O artista argentino radicado no Brasil Alfi Vivern utilizou o basalto, um tipo de rocha vulcânica, para a realização deste trabalho. Você consegue imaginar como seria esculpir este material?
Perceba como as escadas feitas pelo artista são grandes e pequenas, largas e estreitas, observe como elas vêm e vão em diferentes direções. Para que rumos elas poderiam levar?
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.